QUEM SOMOS
Somos uma organização que há 55 anos atua na Amazônia, Norte do Brasil, no Estado do Pará, na cidade de Belém. Uma região de profundos contrastes sociais e econômicos que demanda ações contínuas para reduzir a desigualdade e abrir oportunidades para sua comunidade. Nossa ação é totalmente gratuita. Uma associação sem fins lucrativos, objetivando o desenvolvimento da qualidade de vida e autonomia econômica, social e pessoal de famílias em condições de vulnerabilidade e riscos sociais na periferia de Belém.
COMO TUDO COMEÇOU
O fator principal para a criação do Jardim das Oliveiras foi o amor. Tudo começou em 15 de maio de 1971, com o nome de “Jardim Espiritual – lar da criança sem abrigo”. Raimundo Silva e Maria Luísa Silva que foram os responsáveis por iniciar a ação de criar um abrigo em que atendesse crianças, com idade até 3 anos, em situação de risco e abandonadas.
Com o tempo deixou de operar como um abrigo para assumir a função de espaço assistencial e apoio a comunidade local.
Em 1981, houve mudanças. Raimundo Silva, que foi um dos fundadores, faleceu. E um novo estatuto foi redigido e a razão social passou a ser – “Jardim Espiritual Irmã Rosália”. Mas foi em 1987, a pedido de D. Luísa Silva, já idosa, que um grupo de amigos, Alberto Almeida e os familiares assumiram a direção do “Jardim Espiritual Irmã Rosália”. Em 1989 houve mais uma alteração no Estatuto, passando a chamar de: “Grupo Espírita Jardim das Oliveiras”.
Com isso, atividades de evangelização foram criadas - como grupos de estudo da doutrina espírita e uma creche para crianças até 6 anos, com o objetivo de ajudar as mães que não tem com quem deixar os filhos enquanto trabalham.
Percebendo a ausência de educação formal no bairro, foi feito um convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC), para a implantação do Ensino Fundamental, que durou até quando as escolas públicas foram inauguradas dentro dos bairros Castanheira e Guanabara.
Com o fim do ensino fundamental no Jardim das Oliveiras, percebeu-se a necessidade de implantar o atendimento para a família como todo. Assim, com o apoio da CAPEMISA Instituto de Ação Social (CAPEMISA Social), além das crianças atendidas, os adolescentes, pais e idosos passaram a fazer parte da assistência familiar oferecida pelo Jardim das Oliveiras. Para tanto, foram contratados assistentes sociais e instrutores. Foi criado junto com as famílias um Plano de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, envolvendo cada um em ações produzidas no Jardim das Oliveiras para contribuir com esse desenvolvimento pessoal e qualidade de vida familiar.
Hoje o Jardim atende famílias inteiras, todos os membros fazem um plano de desenvolvimento e qualidade de vida. São 70 famílias, 360 pessoas envolvidas diretamente. Junto com a comunidade o Jardim atende perto de 1.000 pessoas por mês. Há educação infantil para 100 crianças em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Alimentamos cerca de 200 pessoas por dia; fazemos mais de 1500 consultas médicas odontológicas e psicológicas por ano; estamos integrados em toda a rede socioassistencial pública e privada; Atividades que liberam a criatividade com música, dança, esporte, culinária, atelier, bordado, violão, flauta, coral, brincadeiras, leituras interativas, contação de histórias, aprendendo liderar, tanto para crianças, adolescentes quanto adultos e idosos envolvendo praticamente todos que estão no programa de atendimento do Jardim. Tudo isso mergulhados na natureza exuberante que a instituição e o clima Amazônida oferece. Em média, investimos 75 reais mensais por pessoa atendida. E continuamos seguindo nesse foco.
O QUE QUEREMOS
Contribuir para a construção de um mundo humanamente feliz, ecologicamente harmonizado através de programa de assistência à famílias da comunidade do entorno do Jardim das Oliveiras com as seguintes ações:
Proporcionar meios de eliminar as dores da miséria e da violação de direitos.
Promover a autonomia das famílias e todos os membros que as compõem.
Oferecer condições para o desenvolvimento criativo, através da arte, do esporte e da educação cidadã, a todos os envolvidos.
MISSÃO
Promover integralmente o ser para o Bem.
VISÃO
Ser referência como espaço de promoção para a emancipação de famílias socialmente carentes.
VALORES
Amor, fraternidade, solidariedade, liberdade, ética, honestidade, respeito, transparência.